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Calculando a altura da caixa d’água

Esta atividade foi desenvolvida com os alunos do 9° ano  com o objetivo de estudar as Razões trigonométricas no triângulo retângulo. Para desenvolver este trabalho os alunos participantes criaram seus próprios teodolitos (instrumento utilizado para medir ângulos) e utilizaram fitas métrica, calculadoras e seus conhecimentos em matemática e geometria.

A figura abaixo ilustra um dos teodolitos utilizado por um grupo para a realização desta tarefa.

 

 

Para calcular a altura da caixa d’água, a sala foi dividida em grupos de 4 e 5 alunos e os mesmos foram fixados em lugares distintos. O objetivo era mostrar que independente da distância, os resultados eram os mesmos (aproximados).

 

O conteúdo foi ministrado “ao ar livre” e as dúvidas ocorridas durante esta aula eram discutidas entre os grupos. A figura acima ilustra como foi o processo de ensino para a solução do problema. Além disso, os grupos também foram atendidos individualmente para sanar dúvidas mais específicas do conteúdo.

Portanto, os alunos conseguiram ver e aprender na prática a aplicação da matemática para solucionar problemas do dia a dia.

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